Adjectivos e Antonimia

"O ADJECTIVO é essencialmente um modificador do substantivo. Serve:

1.º) para caracterizar os seres, os objectos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes:

a) uma qualidade (ou defeito):
veloz, lenta



b) o modo de ser:

calado, honesto















c) o aspecto ou aparência:

transparente, magro















d) o estado

destruída










2.º) para estabelecer com substantivo uma relação de tempo, de espaço, de matéria, de finalidade, de propriedade, de procedência, etc. (ADJECTIVO DE RELAÇÃO):


















Observação:

Os ADJECTIVOS DE RELAÇÃO, derivados de substantivos, são de natureza classificatória, ou seja, precisam o conceito expresso pelo substantivo, restringindo-lhe, pois, a extensão de significado. Não admitem graus de intensidade e vêm normalmente pospostos ao substantivo. A sua anteposição, no caso, provoca uma valorização de sentido muito sensível."
In. CINTRA, Luís F. Lindley; CUNHA, Celso: Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1997, pp.247-248

Noção de antonímia e sinonímia.

Em português podemos encontrar diversas palavras que convergem no sentido ou que, pelo contrário, divergem na significação. A essas palavras chamamos sinónimos e antónimos.
Os sinónimos são palavras que significam mais ou menos a mesma coisa, palavras que se podem substituir uma por outra numa frase sem alterar o sentido desta. Por exemplo, as palavras feliz e contente ou cómico e divertido:
  1. O rapaz está feliz.
  2. O rapaz está contente.
  3. Este programa é cómico.
  4. Este programa é divertido.
Os antónimos são palavras cuja significação está em pólos postos, isto é, que significam o oposto uma da outra, palavras cujo significado é contrário. Por exemplo alto e baixo ou gordo e magro.
  1. A Sara é alta.
  2. A Sara é baixa.
  3. O professor é gordo.
  4. O professor é magro.
Embora não haja sinonímias perfeitas, isto é, palavras que significam exactamente o mesmo, pois cada palavra transporta vários aspectos que lhe são particulares e únicos, podemos utilizar palavras diferentes para nomear a mesma coisa, ou expressar o sentido quase idêntico.




Exercícios:


  • Na imagem ao lado encontra alguns adjectivos. Realize as seguintes tarefas:
  1. Sublinhe-os.
  2. Encontre sinónimos para os adjectivos que encontrou.











  • A Barbie está com uma crise de identidade.
  1. Diga como ela se caracteriza, a si própria.
  2. Diga se concorda com a opinião da Barbie.
  3. Arranje antónimos dos adjectivos utilizados pela Barbie para caracterizá-la.




  • No desenho em baixo encontra diversas personagens. Escolha uma personagem e descreva-a fisicamente.

  • Leia a frase que se segue e substitua as palavras marcadas pelo negrito por sinónimos, de modo a que a frase mantenha o seu sentido:
Os antónimos e sinónimos são formas eficazes de agrupar palavras e aprender o português pois auxiliam-nos a estabelecer noções de relação entre as palavras e o seu sentido.

Os antónimos e sinónimos são formas eficazes de _________ palavras e aprender o português pois _________-____ a estabelecer _________ de relação entre as palavras e o seu ________.







Sem comentários: